sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Articulação de Pessuti leva Centro cerâmico à Campo Largo

O que poderia se transformar mais uma “estória” política de obra não realizada, transformou-se em obra concretizada e que entra para a história da Região Metropolitana de Curitiba.
Foi inaugurado na quinta-feira (15) em Campo Largo, o Cestec - Centro de Ciências e Tecnologias Cerâmicas do Paraná, que tem como objetivo promover e apóia juntamente com universidades e instituições de pesquisa e ensino, a formação e o aperfeiçoamento técnico e científico dos profissionais do setor cerâmico em todos os níveis.
A articulação política para trazer o Centro à Capital da Louça, teve início ainda nos anos de 1990 quando Orlando Pessuti era deputado estadual e recebeu a solicitação de lideranças da comunidade para apoiar o projeto e assim o fez.
Em varias deliberações, Pessuti encaminhou as solicitações pertinentes e em uma viagem a Itália com um grupo de parlamentares um protocolo de intenções foi assinado e a concretização do Cestec começou a tomar forma.
“Em novembro de 2004 com os deputados Ademir Bier, Augustinho Zuchi e Cesar Seleme e ainda com o Luigi e a Conceição Barindeli e o Hirofumi Nakagiri estivemos na cidade de Faenza onde firmamos com o Instec, Instituto de Ciência e Tecnologia ligado à cerâmica, um protocolo de cooperação que permitiu a Uepg, a Mineropar e a Secretaria da Ciência e Tecnologia levar adiante os compromissos. A prioridade é transferir conhecimento e o instituto italiano é muito importante para isso” explicou Pessuti.
O prefeito Edson Basso em seu discurso agradeceu ao apoio do ex-governador e o conduziu em visitas as novas instalações do Centro e o acompanhou em uma visita ao prédio anexo onde foi inaugurado o IFPR (Instituto Federal do Paraná),
Ambas estruturas ficam no local da antiga Cerâmica Iguaçu, próximo ao Terminal Metropolitano Rodoviário. Os cursos do IFPR são totalmente gratuitos, são mais de mil metros quadrados de área reformada e 360 alunos já matriculados.
Entre as atividades pertinentes ao centro está a de prestar serviços fazendo análises, preparação e caracterização de matérias primas, desenvolvendo formulações cerâmicas, pigmentos, etc.
O Cestec também irá realizar pesquisas científicas, desenvolvendo e transferindo tecnologias e realizando consultorias técnico-científicas.

Mais fotos no site www.pessuti.com.br
FOTOS: ADRIANO RABIÇO


























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário