Em pauta, no encontro que reuniu lideranças políticas, sindicais, associativas, cooperativistas, de clubes de serviço, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios lindeiros ao Lago de Itaipú, o debate da produção de energia hidrelétrica e sustentabilidade ambiental.
Coordenaram os trabalhos realizados no Auditório Integração do Centro de Treinamento da Usina Itaipu Binacional, o presidente da Comissão, senador Sergio Souza (PMDB-PR), o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) e o deputado Luiz Noé (PSB-RS). Como debatedores participaram o ex-governador e Conselheiro do BNDES Orlando Pessuti (PMDB-PR), o presidente da Itaipú Binacional Jorge Samek, o Diretor da Itaipu Nelton Friedrich, o pesquisador Luiz Pinguelli Rosa e Amilcar Guerreiro da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE).
O senador Sergio Souza declarou que “a experiência colhida aqui no momento e no interior da Usina de Itaipu é extraordinária e vai somar muito pra fechar o relatório da Comissão que vai acontecer no final deste ano” disse o senador.
O ex-governador Pessuti avaliou que a reunião atingiu seus objetivos, “e é importante que esse debate seja levado para outros lugares do Brasil. As ações têm que ser desenvolvidas para evitar mudanças com grandes alterações climáticas”.
Pessuti defende que se amplie a discussão de forma bastante abrangente e cita algumas boas atitudes que devem ser intensificadas como “práticas agrícolas, pecuárias e industriais além de questões relativas ao plantio direto na palha, o manejo integrado e a recuperação de matas ciliares por exemplo que contribuem para o meio ambiente”.
O ex-governador acredita que essas atitudes “são fundamentais e devem ser aplicadas em todas as regiões para termos o clima que precisamos e merecemos.
FOTOS: ADRIANO RABIÇO














Nenhum comentário:
Postar um comentário