O ex-governador Orlando Pessuti e Sérgio Souza, suplente da Senadora Gleisi Hoffmann percorreram as Regiões de Entre Rios (Amerios) e de Campo Mourão (Comcam), nesta sexta-feira (13), participando de reuniões com peemedebistas relativas às eleições de 2012.O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Funcionários da Indústrias Gazzin, uma das maiores empresas do país, na cidade de Douradina, região da Amerios. Pessuti e Sergio foram recebidos pelo organizador do evento, ex-secretário da Corregedoria Antonio Comparsi de Melo e por Rubens Gazin, um dos proprietários da empresa anfitriã.
Participaram do encontro prefeitos, vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos e ex-vereadores e lideranças das cidades de Maria Helena, Perobal, Umuarama, São Manoel do Paraná, Xambrê, Tuneiras do Oeste, Cruzeiro do Oeste, Mariluz entre outras.
Entre os deputados presentes, o Federal Osmar Serraglio que é o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e os estaduais Antonio Scanavaca (PDT) e Jonas Guimarães, que representam a região. Em seu discurso, Serraglio disse que: “é uma honra receber o ex-governador e que hoje é o nosso líder do PMDB no Paraná. É o Pessuti que faz que nós prossigamos mantendo a nossa chama acesa, que mantemos dentro do nosso partido” disse.
Jonas Guimarães ressaltou que a política é formada por pessoas de vários comportamentos. “O Pessuti, acima de tudo, é um grande amigo do Paraná, sempre um companheiro e amigo e que está encabeçando estas reuniões com os filiados do PMDB nos 399 municípios onde temos diretórios formados, com o objetivo de ampliar nossos quadros de maneira qualificada”, disse. “Nós perdemos uma eleição para o governo do Estado, mas fizemos a maioria de deputados estaduais e federais o que deixa o PMDB forte no Paraná e no Brasil. Vamos nos fortalecer para as disputas do ano que vem junto com o Pessuti, que é um grande baluarte e que ainda queremos ter como governador de nosso Estado para fazer muito mais por quem vive aqui”, enfatizou.
O deputado pedetista Fernando Scanavaca, mesmo sendo de outro partido participou do evento. “Eu cancelei toda a minha agenda para acompanhar o Pessuti, que marcou o nosso estado e nossa região com uma administração brilhante. Sucesso ao Pessuti nesta caminhada do PMDB”, afirmou. “Sabemos de sua importância para um sucesso ainda maior”, refletiu. O deputado aproveitou para brincar com Sergio “quem quer tirar uma foto com ele aproveite agora, pois em 2014 ele estará em Brasília no Senado, e a coisa ficará mais difícil”, disse referindo-se a informações que a senadora Gleisi Hoffmann pode vir a disputar o governo do Estado nas próximas eleições estaduais com boas perspectivas.
Sergio de Souza comentou que o período é propício para a realização dos encontros. “Não estamos em ano eleitoral e fazer reuniões em dias de semana e no horário do almoço é muito bom, porque nós que temos respeito pelo PMDB e queremos ver o seu sucesso nas urnas, damos um jeito de nos encontrar e debater formas de promover seu crescimento”, disse.
Comcam - Em Campo Mourão estiveram presentes além dos prefeitos, vice, vereadores, ex-prefeitos e vereadores do município anfitrião, representantes das cidades de Engenheiro Beltrão, Boa Esperança, Juranda, Moreira Sales, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Janiopolis, Goioerê, Iretama, Peabirú e Barbosa Ferraz, o Secretario do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Ericson Chandoha, o ex-prefeito por três mandatos em Campo Mourão, Agostinho Vechi, e o ex-deputado Darci Deitos.
Nos discursos, destaque foi para a expectativa dos presentes aos novos rumos que pode tomar o PMDB no Estado. O maior partido do Brasil e do Paraná passa por um processo de reconstrução, com o empenho em prol da mobilização e maior participação dos filiados, ação que vem sendo desempenhada por Orlando Pessuti e Sergio Souza em todas as regiões.
“Foi muito importante este encontro para sabermos que rumo poderemos tomar, para que formulássemos estratégias de ação e deixarmos o PMDB cada vez mais forte” disse Agostinho Vechi.
O ex-prefeito de Goioerê, Antônio Sena, lamentou o fato de Pessuti não ter disputado a eleição para o governo do Paraná em 2010, “como companheiros sabemos que Pessuti é nosso líder e que poderia estar ainda mais fortalecido após a eleição. Tivemos que apoiar outro candidato e isso enfraqueceu nosso partido”, afirmou.
A manifestação foi amplamente apoiada pelos presentes. O ex-deputado Darci Deitos disse que “o PMDB do Paraná foi estraçalhado na última eleição por não ter uma candidatura. Isso ocorreu devido ao interesse pessoal do ex-governador Requião e de alguns deputados”, disse. Para ele,” é preciso acabar com o discurso vazio de que, por exemplo, tudo para os pobres seguindo ensinamentos de carta disso ou daquilo devendo-se honrar o mandato obtido nas urnas. É necessário fortalecer e modificar o Diretório Estadual para que ele não exista para defender os interesses pessoais de Roberto Requião - que é meu amigo e a quem atendi como servidor. Não podemos ficar submetidos a um homem só dentro do PMDB e dependentes do que ele pensa, todos temos nosso valor”, afirmou.
Já o prefeito de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto, agradeceu o empenho de Pessuti ao promover os encontros. “Estávamos sem um ponto de referência e com essa mobilização criamos meios de fortalecer o trabalho partidário mantendo nossos filiados no PMDB. A ação desenvolvida hoje vai agregar cada vez mais gente em nosso partido”, disse.
O ex-governador avaliou como excelentes os encontros que mobilizaram dezenas de prefeitos e lideranças. Pessuti defendeu nos encontros que sejam realizadas reuniões no mínimo a cada duas semanas. “Como dizia o saudoso Ulysses Guimarães, quem não se reúne, se desune. Precisamos reformular o partido localmente para que possamos chegar ao mês de outubro, um ano antes da eleição ajustados” afirmou.
Pessuti lembrou aos filiados sobre a importância de promover as filiações pendentes e regularizar a documentação dos diretórios e dos filiados até o final de setembro. O ex-governador salientou que é importante “dar uma mexida na nossa legenda. A realidade partidária hoje, não reflete a realidade do PMDB. Defendo a alteração nos comandos dos diretórios municipais se houver a necessidade. Nunca presidi o Diretório Estadual, mas se nosso presidente o deputado Waldyr Pugliesi não tentar a reeleição e me der apoio disputo a presidência para fazer um bom trabalho no partido, que precisa sofrer um choque para dar vida nova a nossa militância”, concluiu.
Agendas - Neste sábado (14) Pessuti e Sergio Souza recebem na Expoingá em Maringá, o ministro da Agricultura Wagner Rossi e o Secretario do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Ericson Chandoha.
Na próxima semana as reuniões serão realizadas dias 25 às 19h00 em União da Vitória, 26 em Guarapuava a partir das 12h00 e às 18h00 em Laranjeiras do Sul e no dia 27 em Irati às 12h00.
Mais fotos no site www.pessuti.com.br
FOTOS: ADRIANO RABIÇO
















Nenhum comentário:
Postar um comentário