quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Nesta segunda 21/11/11 foi declarada aberta a XXI Conferência Nacional dos Advogados.

A Ordem dos Advogados do Brasil é incorruptível e indestrutível. Com a afirmativa o advogado Eduardo Rocha Virmond, um dos homenageados da noite deste domingo (20) na XXI Conferência Nacional dos Advogados, abriu seu discurso de agradecimento.  
A homenagem à Virmond foi feita pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, que lembrou das conquistas da conferência de 1978 da qual o advogado foi anfitrião. “Amante da vida e da liberdade, Eduardo Virmond continua a nos ensinar”, disse Glomb.
Em um discurso emocionante, Virmond  lamentou a degradação moral que hoje toma conta da política brasileira. “A corrupção desmoraliza o país, ameaça a liberdade e o Estado de Direito. Aqui a degradação não entra. A bandeira da OAB é a liberdade e é por isso que lutamos”, frisou. 

A OAB homenageou também outros quatro expoentes da advocacia brasileira: Raymundo Faoro, Élio Narézi, Caio Mario da Silva Pereira e José Afonso da Silva.“Além de uma homenagem, este é o reconhecimento de uma vida dedicada à Justiça. Em seus 60 anos de advocacia, Caio Mario da Silva Pereira teve importante atuação nos Direitos Humanos”, disse o neto de Pereira, Caio Mario da Silva Pereira Neto. Os filhos do jurista, Tania e Leopoldo também receberam a homenagem.
O renomado constitucionalista José Afonso da Silva recebeu das mãos do vice-presidente da OAB, Alberto de Paula Machado, a medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira.  “É uma honra receber esta homenagem. Ruy Barbosa lutou pela liberdade, pela verdade, assim como a OAB. A conferência nacional será um marco das mais elevadas discussões jurídicas”, afirmou.
O filho do advogado Raymundo Faoro, André Faoro, lembrou que a maior qualidade do homenageado foi manter a OAB independente de partidos políticas, característica mantida até hoje pelo presidente Ophir Cavalcante. “A maior lição que meu pai deixou foi a integridade, ele não fazia concessões a ninguém”, contou Faoro. A esposa do criminalista Élio Narezi, Jeanne D’Arc Narézi, ressaltou a postura ética que conduzia os trabalhos do advogado. “Se existia alguém apaixonado pelo Direito era Élio. Ele fez da OAB sua vida”, disse.
Após as homenagens, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, declarou aberta a XXI Conferência Nacional dos Advogados.
FOTOS: ADRIANO RABIÇO










 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário